segunda-feira, 1 de setembro de 2008

voltando no tempo...e o presente

Olá pessoal, voltei!!!!!!!

Em outro post falei um pouco sobre a minha história no hospital matarazzo, e a história do hospital, vamos para o presente agora!

Desde 1993 quando o hospital fechou, repeti de ano na escola (que ano ruim foi 1993, né) e nem procurei saber mais sobre o hospital Matarazzo, simplesmente não me interessava em saber nada sobre o hospital, não gostava muito de lembrar de uma época que eu era muito doente, mas as coisas com o passar dos anos começaram a mudar.
Continuei estudando, e depois quando terminei o ensino médio,
fiz alguns cursos, empregos e etc, e começei a fazer planos para viajar para a Holanda.

Em maio de 2008, eu estava prestes a viajar, mas minha vontade de viajar não estava mais como antes, algo dizia que eu não podia viajar, e teria uma missão a ser feita aqui.

Nessa mesma época, minha irmã e mãe voltaram a ir para as localidades próximas ao antigo Hospital. Fazia muitos anos que ambas não passavam por ali.
Depois elas vieram e me falaram que se lembraram muito de antigamente, e que eu deveria ir também.






Um dia nossa amiga chamada Luciana, que é amiga de longa data, lembrou de quando eramos pequenas, nos anos 80, que ela também era paciente do Hospital Matarazzo, que ela tomava injeções lá. Ficamos lembrando daqueles bons tempos, e me deu a curiosidade de passar em frente ao Hospital! Mas não sabia se o complexo ainda existia!

Quando fui pegar o ônibus pça da Bandeira depois de 18 anos sem pegar ele, eu relembrei daqueles tempos, de quando eu passava mau naqueles caminhos, do tunél 9 de Julho, quando a minha mãe me colocava no colo dela para eu parar de chorar, enjoada. E quando nós iamos embora do hospital, ela me comprava doces, ou iamos tomar um lanche no bar em que meu tio trabalhava, e depois quando iamos esperar o Ônibus, eu olhava aquelas esculturas brancas que tinha nos lados do tunél.

Fiquei mais curiosa, oque aconteceu com o Hospital Matarazzo? Aí que veio a idéia de pesquisar aqui na net, só sabia que lá teve a casa cor em 2003, achava que tinham transformado lá em um complexo de exposições permanentes, ou que tinham demolido o prédio e construido outro!
Mais descobri que o prédio está de pé ainda, que foi tombado pelo Condephaat (Conselho de defesa do patrimônio arqueolôgico, artistico e turistico) mais que os seus atuais donos, a PREVI queriam demolir o complexo para construir flats, shopping center, e um pequeno hospital particular (sem internações), mais que eles não conseguiram porcausa que os moradores da Bela Vista entraram com uma ação em 1999 impedindo isso!
Nossa, graças que a ação civil (dos Moradores) saiu vitoriosa, mais a PREVI entrou com um recurso, e aguarda a decisão judicial. (depois eu falo mais sobre isso)

Misteriosamente encontrei os cartões (de agendamento do hospital) intactos, não sabia que a minha mãe tinha isso, e nem sabia que tinha ido tanto lá! Encontrei também declaração de nascimento (que tinha o dia que a minha mãe foi internada lá, e o dia que saimos de lá).
Saudade? muitas, foi aí que começei a pesquisar se eu poderia ir lá resgatar um pouco da minha história, pois lá era o lugar que mais ia depois de minha casa.
Não deu certo a viagem, estranho né!

Começei a pesquisar em tudo, aí me deu na veneta de mandar um e-mail para a PREVI, já que eles são donos e poderiam saber algo!
Eu mandei, meia sem esperanças de obter respostas, mais eles me responderam, e disseram que eu poderia sim, vizitar o complexo, e que era para eu ligar para o caseiro agendando o dia e hora.
Tudo certo, eu e minha irmã marcadas, e eu sem expectativa nenhuma de como seria lá, sabia que o prédio está em ruinas, mais queria ver com meus próprios olhos.
Estava meia com medo de quando ir, os seguranças pegassem no pé, pois a maioria dos segurançasde muitos lugares são chatos, mais a expectativa é se eu iria me aguentar para não chorar lá, eu sei que sou uma ICE GIRL, mais....
Depois eu falo como foi lá! Isso já tem mais de um mês.....



Nenhum comentário: